Leia também

Projeto Câmara Ponto Com Você leva conceitos de civismo aos estudantes

Camara Ponto Com Você

Desde 2010 o projeto desenvolvido pela vereadora Natália Petry leva os alunos do ensino médio informações que os auxiliarão a tornarem-se cidadãos menos alienados e mais conscientes, politicamente falando.

Foi através do projeto de Lei 5580/2010 que Natália deu início as ações do “Câmara Ponto Com Você”, que atua nas turmas de terceiro ano do ensino médio. De acordo com a vereadora, foi a confusão e até mesmo a falta de informação que muitos brasileiros tem sobre o papel dos políticos que a mobilizou no sentido de criar algo que sanasse essas dúvidas. “Quando estava em campanha para o meu primeiro mandato, em 2004, ouvia muitos questionamentos nas ruas dos eleitores e reivindicações que não são da alçada de um vereador. As pessoas não tinham a clareza do papel do legislativo municipal e muito desta confusão é causada, às vezes, por vereadores mau intencionados que prometem mais do que realmente podem cumprir”, explica.

Por conta dessa situação, a vereadora salienta que muitos eleitores ainda votam de forma irresponsável. “Muitos eleitores esperam o dia da eleição e vão para a urna e não sabem em quem votar e irresponsavelmente votam em um candidato que não tem nenhum perfil e compromisso com a comunidade. Por isso desenvolvemos esse projeto, para que se faça uma reflexão. O jovem deve fazer a diferença neste processo, que a médio prazo, eu acredito que nos trará outros eleitores. Um eleitor mais consciente, que acompanha política e que não deixa outros resolverem por ele. Teremos eleitores que irão votar consciente, pois sabe que está em suas mãos as mudanças que o município precisa, que o Estado precisa. As mudanças que o país precisa”, considera.

Natália conta que o “Câmara Ponto Com” foi o primeiro projeto no País, no sentido de aproximar a Câmara de Vereadores dos alunos. Hoje, estados como Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Sul, e vários municípios de São Paulo, adotaram o modelo do projeto criando em Jaraguá do Sul. “Nós atuamos com o projeto em duas etapas: primeiro ocorre a palestra ministrada por servidores do legislativo, que aborda temas como a política, prerrogativa dos três poderes, voto consciente, função do vereador e apresentação da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, através de vídeos”, informa.

O palestrante Dino de Lucca Moreira, assessor da presidência da Câmara, destaca que as palestras com os alunos são feitas com a utilização de linguagem coloquial e de forma bastante interativa. “É importante interagir no mesmo nível dos alunos e, acima de tudo, saber ouví-los”, afirma. Moreira lembra ainda que não se fala em política partidária. “Quando chegamos os alunos, em sua maioria, nos olham desconfiados, muitos falam que não gostam de política e generalizam que políticos são todos iguais. Explicamos que quem não se interessa por política acaba sendo governado por que gosta”, complementa.

Dino no Câmara.com São Luíz 008

Após a palestra, são colhidas as reivindicações individuais dos alunos, e as três mais recorrentes são apresentadas aos estudantes e definidas como prioridades a serem apresentadas em plenário para todos os vereadores. Um aluno é eleito pela turma para ser o representante que se manifestará em sessão ordinária da Câmara de Vereadores.

Na segunda etapa do projeto é agendada com a escola uma data para visita à Câmara de Vereadores, que disponibiliza os ônibus necessários para transportar os alunos até a o plenário, para que eles possam assistir uma sessão ordinária. “Nesta fase o representante da turma apresenta as três prioridades, entrega o ofício ao presidente da casa e solicita o encaminhamento dessas reivindicações ao poder executivo.

Atualmente Natália destaca que o Câmara Ponto Com Você se fortalece a cada ano e que em 2015 deverá fechar com o número de 12 mil alunos, do 3º ano do ensino médio, atendidos. “Estamos focados no nosso município, pois acredito que nós devemos começar dentro de casa a promoção das mudanças”, afirma a vereadora. Natália diz ainda que vagas serão abertas, através de um concurso público da Câmara de Vereadores de Jaraguá, realizada em novembro, para que seja criado um setor efetivo que o projeto siga adiante, assim como outros projetos educacionais que possam surgir adiante.

Dentre as reivindicações de alunos, surgidas após o contato com o Câmara Ponto Com Você, destacam-se os asfaltamentos de ruas, instalação de lombadas eletrônicas em frente escolas, a proibição de aparelhos sonoros, dentro de coletivos, sem o uso de fones de ouvido. “O projeto é eficiente e as demandas que os alunos nos trazem tem importância. Os alunos estão ligados a realidade local, no contexto em que vivem. O que nós queremos é essa real participação dos jovens, pois historicamente, as grandes transformações históricas que aconteceram, a redemocratização, a participação maciça era, sempre foi da juventude. Nós precisamos fazer com que o jovem sinta-se responsabilizado frente a importância que ele tem no processo de mudança da nossa sociedade”, acredita.

A Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) e a União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) iniciaram uma divulgação do projeto Câmara Ponto Com Você, fazendo com que algumas casas legislativas do estado de Santa Catarina, procurassem os responsáveis para solicitar o material didático e agendamento de uma visita para acompanhar as palestras. A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul disponibiliza as fotos e vídeos de todas as palestras e visitas ao plenário, através de uma página específica no  Facebook.

Comentários

comentários


Sobre Sal (292 Artigos)
Jornalista, blogueiro, letrista, cantor em uma banda de rock, fã de música, quadrinhos e cinema