Leia também

Carlitos – Personagem de Charlie Chaplin faz 100 anos

Charlie Chaplin Pitadas do sal

O que Charlie Chaplin representa para o cinema é inquestionável. A grandeza de seu talento estão marcadas em filmes consagrados, verdadeiros clássicos da Sétima Arte, como O Vagabundo, Luzes da Ribalta, Tempos Modernos, O Garoto e O Grande Ditador. O Personagem Carlitos é um dos mais reconhecidos nos quatro cantos do mundo, sendo sua imagem de bengala, chapéu coco e o indefectível bigodinho marcas tão fortes, que não imaginamos Chaplin diferente do personagem. Carlitos era adorado pelo público e foi interpretado durante 22 anos por seu criador.

big_6400_oboi_charli_chaplin

Carlitos surgiu exatamente há 100 anos nas telas de cinema, no curta Carlitos Repórter. Nessa primeira aparição o personagem, ainda diferente do visual que o consagrou, trajava cartola, ao invés do chapéu-coco, o bigode era maior, mas a bengala estava lá.  O visual clássico apareceu no filme seguinte, Corridas de Automóveis Para Meninos, produzido no mesmo ano de 1914.

Na trama de Carlitos Repórter, curta de aproximadamente 12 minutos, Carlitos quer ser jornalista a todo custo, “rouba”o furo de um repórter e ainda tenta ficar com a namorada do cara. Assista abaixo.

No clima de comemoração do centenário do personagem, foi lançado nesta semana, em Londres, o livro Footlights, escrito por Chaplin em 1948, mas apenas reunidos os manuscritos e roteiros datilografados recentemente para o lançamento da edição. 

 

(+) Para saber mais sobre a história de Charlie Chaplin e a construção do personagem Carlitos, a cinebiografia Chaplin (1992), narra a vida do astro, interpretado divinamente por Robert Downey Jr.  Você pode assistir online clicando aqui.

Comentários

comentários


Sobre Sal (292 Artigos)
Jornalista, blogueiro, letrista, cantor em uma banda de rock, fã de música, quadrinhos e cinema