Leia também

Estreia Coluna Vertebral – com Kiko

Coluna Vertebral Sliders
                                                             Foto Mídiam

A partir de hoje estarei aqui para um papo descontraído e informações. Sou carioca, curioso, formado em Artes Cênicas pela Uni Rio, diretor teatral, estudante de Tarô, estudioso da gastronomia – através de cursos, oficinas. Baterista e percussionista, toco num grupo de maracatu. Pratico Jiu Jitsu há 15 anos e o uso como estilo saudável de vida, admirador da família Gracie – desde 1925, mais de 40 membros da família têm dedicado suas vidas à prática e à disseminação das técnicas e da filosofia do Gracie Jiu-Jitsu, tornando-se a mais numerosa família de atletas do mundo – e da parte da dieta desenvolvida por Carlos Gracie.

Bem, a cada vez que participar do blog do meu amigo/irmão, Sal, tratarei de um assunto diferente. Falaremos de curiosidades que nos rodeia, cultura, sugestões de receitas, dicas e tudo mais que for bacana compartilhar com os leitores do Pitadas.

Espero que se divirtam, pois eu irei e muito.

Que tal começarmos com uma curiosidade?

Vc Sabia

Estamos no terceiro milênio, já se fala na construção do Hoverboard, skate voador do filme “De Volta para o Futuro 2”. Há celulares, hoje em dia, que só faltam fazer milk shake, a chegada no planeta Marte está mais próximo do que imaginamos. Mas ainda e mesmo assim, desconfiamos de gatos pretos. Alguns evitam passar embaixo de escadas e madeiras ainda são batidas, para espantar o az…, ou melhor, a má sorte. Até mesmo Charles Robert DARWIN, deu pitaco acerca do assunto, disse ele que “Supersticiosos foram favorecidos pela seleção natural”. Os, digamos, “acautelados”, do grupo dos supersticiosos, não param de espalhar suas crenças e a cada dia geram mais e mais descendentes.

“Todos podemos nos inclinar ao sobrenatural, dependendo das circunstâncias”, diz Bruce Hood, da Universidade de Bristol. “Há poucos ateus em um avião que está enfrentando uma turbulência acima de 30 mil pés.”

Então… vamos juntos saber, a partir de agora, (possíveis) origens de algumas superstições e simpatias?

Por que algumas pessoas acreditam que não é bom passar embaixo de escadas?

passar-em-baixo-da-escada-c3a9-superstic3a7c3a3o-popular2

Aqui vão algumas, de milhares, explicações para tal cisma:

Pesquisadores (sim, existem pesquisas acerca do assunto) afirmam que essa crendice tem origem há 5.000 anos no Egito antigo. Uma escada encostada a uma parede forma um triângulo, e os egípcios consideravam esta forma sagrada (como exibida, por exemplo, por suas pirâmides). Para eles, triângulos representavam a trindade dos deuses, e passar por um triângulo era profaná-los.

Outra crença fez seu caminho através dos tempos. “Séculos mais tarde, os seguidores de Jesus Cristo usurparam a superstição, interpretando-a à luz da morte de Cristo”, explicou Panati. “Como uma escada descansou contra o crucifixo, tornou-se um símbolo de maldade, morte e traição. Andar sob uma escada trazia desgraça”.

Na Inglaterra, em 1600, os criminosos eram obrigados a caminhar debaixo de uma escada em seu caminho para a forca.

Mais uma explicação, pode ser?

Durante a Idade Média, época dos castelos protegidos por altas muralhas: quando eram atacados, levantavam-se as pontes e fechavam-se os portões de entrada, de modo tal que o único meio de invadi-los era com o uso de escadas. Como defesa para esse tipo de investida costumava-se derramar óleo fervente sobre os inimigos, e nessa hora, quem subia ou firmava a escada recebia um banho mortal. Daí surgiu a certeza de que segurar uma dessas peças por baixo não era um bom negócio porque isso poderia trazer má sorte para o infeliz que estivesse em tal posição.

Comentários

comentários


Sobre Kiko Oliveira (17 Artigos)
Carioca, curioso, ator, diretor teatral, estudante de Tarô, estudioso da gastronomia, baterista e percussionista, além de praticante de Jiu Jitsu