Leia também

A primeira biografia sobre os Beatles – por Hunter Davies

Finalmente adquiri e terminei de ler a primeira biografia sobre os Beatles. A única autorizada que existe, escrita por Hunter Davies. Foram duas semanas ininterruptas para ler as, cerca de, 600 páginas que conta a trajetória dos rapazes de Liverpool, desde a concepção de cada integrante até 1967, auge da carreira do grupo, quando lançaram o clássico Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. O livro foi lançado em 1968.

Para quem nunca leu nenhuma biografia do grupo, a leitura aqui vale muito, pois a história é contada por Davies de forma fluida, em ordem cronológica e contou com a colaboração e incentivo dos próprios músicos. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr estavam no auge e no centro das atenções, quando foram entrevistados diversas vezes pelo autor da obra.

Como adiantei anteriormente, Davies conta detalhes da infância dos músicos, histórias de bastidores, curiosidades sobre composições, a relação com o empresário Brian Epstein e mais. A edição que li é a mais recente, de 2015, e além de várias fotos de arquivo da banda, traz ainda uma letra inédita de George Harrison. Para a introdução, Davies reservou algumas páginas para contextualizar a obra e traz algumas informações necessárias, desde o fim do grupo, em 1970 até os dias atuais.

Apesar de já ter lido diversas biografias dos Beatles, além das de Paul e John, individualmente, indico tranquilamente a leitura desta do Hunter Davies, facilmente encontrada nas livrarias. É um retrato de uma época, da maior banda que já existiu, goste você ou não dos Beatles. Ah, vale lembrar também que esta, por ter sido a primeira bio da rapaziada, influenciou outros autores que vieram posteriormente. Uma leitura obrigatória e gostosa para fãs e apreciadores da boa música.

Hunter Davies nasceu na Escócia, em 1936 e tornou-se mundialmente famoso ao escrever a biografia dos Beatles, em 1968. Autor de dezenas de biografias, romances e contos infantis, Davies atualmente colabora na redação de The New Statesman, The Sunday Times e Daily Mail.

 

Comentários

comentários


Sobre Sal (292 Artigos)
Jornalista, blogueiro, letrista, cantor em uma banda de rock, fã de música, quadrinhos e cinema