Leia também

Arraial animado por Fagner e Alceu Valença

Arraial animado por Fagner e Alceu Valença

A gravadora Biscoito Fino acaba de lançar o álbum São João Nordestino, em CD e nas plataformas digitais. Parte da renda obtida com a venda do disco será encaminhada para a creche Nossa Senhora da Boa Viagem, situada na comunidade de Entra Apulso, no Recife (PE).

O projeto foi lançado originalmente no ano passado, de forma independente e alcance regional. São João Nordestino apresenta 20 gravações inéditas de clássicos juninos e do forró, compostos por músicos nordestinos. O cantor e compositor cearense Raimundo Fagner dá voz a canção São João do Carneirinho, baião composto pelo rei Gonzagão em parceria com o conterrâneo Guio de Moraes. Já o mestre Alceu Valença, que nunca abandonou suas raízes pernambucanas, canta com seu filho, Ceceu Valença, o clássico de 1953, composto por Luiz Gonzaga e Zé Dantas, O xote das meninas.

Luiz Gonzaga, como não poderia deixar de ser é o músico mais regravado no projeto. Seu neto, Daniel Gonzaga canta Açucena cheirosa, também do rei do baião. As demais faixas apresentam cantores com visibilidade restrita ao nordeste do Brasil (ou mesmo ao estado de Pernambuco). São os casos de Alcymar Monteiro, Almir Rouche, Flávio José – que abre o disco com a gravação de Noites brasileiras (Luiz Gonzaga e Zé Dantas) – e Jorge de Altinho. Almério, cantor da atual geração, é a novidade do elenco com registro de Carcará (João do Vale e José Cândido, 1964).

O projeto São João nordestino foi feito nos mesmos moldes de Natal nordestino, disco lançado em 2016 de forma independente e, em 2017, distribuído nacionalmente pela mesma gravadora Biscoito Fino que agora amplifica o alcance do festivo álbum junino do ano passado.

Comentários

comentários


Sobre Sal (397 Artigos)
Jornalista, blogueiro, letrista, já fui cantor em uma banda de rock, fotógrafo, fã de música, quadrinhos e cinema...

Escreva um comentário

Seu e-mail não será divulgado


*